AUTONOMIA RELIGIOSA

15/01/2021 16:09

AUTONOMIA RELIGIOSA.


Introdução- Pedro Amancio.


A fé é leva o homem a autonomia porque está foi criada pelo próprio Deus. A fé não pode ser separada da razão. A fé é desenvolvida a medida que temos razão para crê. A fé sustenta o homem nos momentos críticos quando a razão começar a falhar. Cada pessoa é responsável por sua fé, as pessoa devem viver sua própria crença. A autonomia na fé deve ultrapassar as barreiras da contenção religiosa. Todos os pastores deve levar suas igrejas a crer em Jesus Cristo e liberar fé da razão num único Deus com responsabilidade.


Pessoas creem nas tradições, elas estão associadas a fé cultura local. 

Jesus libertou as pessoas da fé cultural, tradicional e familiar.


Jo 5:3-4. Nestes, jazia uma multidão de enfermos, cegos, coxos, paralíticos [esperando que se movesse a água. Porquanto um anjo descia em certo tempo, agitando-a; e o primeiro que entrava no tanque, uma vez agitada a água, sarava de qualquer doença que tivesse].


O homem no tanque de Bethesda está associado a uma fé cultural, as pessoas eram deixadas neste lugar por uma crença em anjos. Neste lugar não havia autonomia todas pessoas estavam sofrendo por uma crença cultural, em nenhum outro livro bíblico encontros esta história. A fé dessas pessoas estavam associadas a uma conjuntura histórica e características de ações humanas.


Jesus passou por este lugar e só pode dar liberdade de fé à uma única pessoa.


As pessoas ao redor do tanque cultivaram espiritualidade para seus anseios, angústias, sofrimentos numa religiosidade social de desprezo familiar. Por isso a resposta do coxo, quando Jesus lhe pergunta se queres ser curado? E ele responde que não tem alguém que o ajude.


Gl 5:1. Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão.

Gl 5:13. Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor.


A AUTONOMIA RELIGIOSA ACONTECE QUANDO A IGREJA É AUTÔNOMA.

Igrejas autônomas devem produzir crentes autônomos.


CRENTES AUTÔNOMOS SABEM E CONHECE SUA AUTORIDADE PARA USAR O NOME JESUS E RECEBER A GRAÇA.


 Hebreus 4:16. Vamos, portanto, ousadamente ao trono da graça, para que possamos obter misericórdia e encontrar graça para ajudar em tempos de necessidade. 


 Hb 10:19. Portanto, irmãos, tendo coragem de entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus.




NOTAS - Roy Pillay. 

A definição de autônomo é a liberdade de governar a nós mesmos.  Isso é diametral e fundamentalmente contrário ao "método institucional de governança".


 Autonomia não é independência.  Acreditamos na submissão à supervisão e liderança espirituais.

 Acreditamos que os recursos humanos exigem liderança.  Sabemos que Deus é nosso Pai.  Estamos estabelecidos em nosso entendimento a respeito da filiação divina.  Essa identidade é para todos os crentes.


 Todas as notas e referências que temos estudados se aplicam a esse assunto.

 Devemos acrescentar as notas sobre a demanda bíblica de que os crentes se submetam às autoridades espirituais.


 Deus procurou um líder para representá-lo


 Ezequiel 22: 29-30. O povo da terra usou opressões, cometeu assaltos e maltratou os pobres e necessitados;  e eles injustamente oprimem o estrangeiro. 30 Por isso, busquei entre os homens um homem que fizesse um muro e parasse na brecha diante de mim em favor da terra, para que não a destruísse;  mas não encontrei ninguém.


 Deus chamou Abraão para fazer dele uma grande nação

 Deus usou José para preservar esta nação

 Deus usou Moisés para liderar Seu povo

 Deus usou Josué para conquistar a terra

 Deus usou muitos indivíduos diferentes para cumprir Seus propósitos


 A liderança espiritual fornece orientação para os crentes realizarem a vontade de Deus para suas vidas.


 Todos os crentes já foram comissionados e ordenados por Jesus para ir e pregar:


 Mateus 28: 19-20. Ide, pois, e fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, 20 ensinando-os a observar todas as coisas que eu te ordenei;  e eis que estou sempre com você, até o fim dos tempos.  Amém.


 Infelizmente, os crentes estão esperando que os pastores os liberem para testemunhar para os outros.  A autoridade foi dada por Jesus;  isso nos torna autônomos.


Nossa autonomia não deve nos deixar orgulhosos e rebeldes em relação às autoridades governamentais.  Devemos tomar cuidado para não encorajar os espíritos de Corá, Absalão, Jezabel e falsos irmãos.


 Romanos 13: 1-7. Toda alma esteja sujeita às autoridades governantes.  Pois não há autoridade senão de Deus, e as autoridades que existem são designadas por Deus.  2 Portanto, quem quer que resista à autoridade resiste à ordenança de Deus, e aqueles que resistem trarão julgamento sobre si mesmos.  3 Pois os governantes não são terror para as boas obras, mas para o mal.  Você quer não ter medo da autoridade?  Faça o que é bom, e você receberá elogios do mesmo.  4 Pois ele é o ministro de Deus para você para o bem.  Mas se você faz o mal, tenha medo;  pois ele não leva a espada em vão;  pois ele é o ministro de Deus, um vingador para executar a ira sobre quem pratica o mal.  5 Portanto, você deve estar sujeito, não apenas por causa da ira, mas também por causa da consciência.  6 Por causa disso, você também paga impostos, pois eles são ministros de Deus que atendem continuamente a essa mesma coisa.  7 Prestar, portanto, a todo o seu devido: impostos a quem os impostos são devidos, costumes a quem costumes, medo a quem medo, honra a quem honra.


NOTAS – Pedro Amancio.

A autonomia está no processo de ensino e da aprendizagem. Para Cristo a importância da autonomia está na construção do conhecimento e do desenvolvimento integral do ser humano em conhecê-lo perfeitamente.


O desafio do crente nesta temporada é ser livre, para isso precisa receber a revelação procedente da Palavra do Senhor Jesus.


João 8:32. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”.


A Verdade ensinada por Cristo torna o homem livre, a Verdade deve agir nas mentes das pessoas que querem ser livres das dependências espirituais. A liberdade da dependência espiritual só acontece quando um pai ensina o filho a andar e conhecer a Palavra de Cristo. A Verdade de Cristo está elevada acima das coisas que fazem sentido para muitos religiosos como: orar no monte, campanhas da meia noite, filas para receber oração, chamar o pastor para orar pelo doente, expulsar demônios, ou tudo que vai fazer primeiro tem que ter a oração do pastor. O verdadeiro pastor acaba com o cativeiro espiritual. Autonomia espiritual significa responsabilidade espiritual.


O Cego, saiu da dependência e do cativeiro espiritual para a autonomia... Seus pais reconheceram a sua maturidade... Tudo agora está claro para aquele que era cego, ele largou de ser dependente, sua religiosidade sofreu grande reforma. Seu encontro com Jesus foi um alívio para muitos. Sua mentalidade foi totalmente mudada, ele já agia com autonomia, quando indagado pelos os religiosos.


Autonomia é um termo de origem grega cujo significado está relacionado com independência, liberdade ou autossuficiência. Filosoficamente, autonomia é o conceito que determina a liberdade do indivíduo em administrar livremente a sua vida, vivendo suas próprias escolhas.


Gn. 2:15-17. Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar. E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.


Deus quando criou o homem, deu ao homem a liberdade de fazer suas próprias escolhas, mas antes fez uma advertência. 

Na filosofia a liberdade é você fazer todas coisas com independência, já que ela conhece os conceitos ético e moral do certo ou errado.


A filosofia faz o estudante adquirir uma atitude filosófica, isto é, um posicionamento crítico em relação ao mundo.


O Pai enviou o Filho para salvar o mundo de todas as filosofias. A serpente usou sua filosofia (sabedoria) em Adão e Eva.

Jesus veio além da luz, veio para dar visão, isso é dar sentindo verdadeiro a vida. O designo da dos ensinamento de Jesus é dar sentido à vida do homem.


Filosofia não é justiça de Deus. Filosofia é a sabedoria da serpente, ela questiona até a verdade.


Deus deu honra ao homem criando o, a Sua imagem e semelhança. A desonra do homem é querer fazer de Deus a imagem de homem.

Por isso Deus os entregou as suas próprias luxúrias e natureza, por desprezar o conhecimento de Deus. 


Rm 1:21-24. porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato. Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis.


O evangelho é o poder de Deus para todo aquele que Nele crê. O evangelho mostra o caminho da salvação, na filosofia, sabedoria terrena você caminha em direção a depravação.


O filosófico é movido pela curiosidade, eles buscam conhecimento sem uma visão da fé ou revelação divina, eles estão presos na existência humana.


Cristo é o conhecimento da Sabedoria que traz a verdadeira liberdade com justiça. O cego não somente recebeu a cura, como também foi livre na percepção que algo muito bom lhe aconteceu. Os pecados perdoados e chamado a justiça de Deus. 


A autonomia é reforma para filhos com mentalidade de fidelidade, Jesus disse e vocês permanecerem firmes na minha Palavra. Jesus ama a testemunha fiel.


Jo. 8:36. Portanto, se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres.


A liberdade de Cristo é real com efeitos verdadeiros, ninguém é livre de verdade, se não aquele quem Cristo libertar. 


O sistema de Cristo acaba com com a mentalidade de Faraó.


A igreja apostólica é equipada com apoio do homem de Deus...

Jesus deu autonomia aos discípulos quando os enviou em comissões.


Ef. 4:11-13. E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres,

12 tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;

13 até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo. 


O ministério dado a igreja é para o bem de todos, é para distribuir a Doutrina que Cristo ensinou. Cada crente tem a responsabilidade de executar suas funções para edificar a igreja do Senhor Jesus.


A maturidade que dá autonomia é a prática do conhecimento aperfeiçoado com fé na Graça do Senhor Jesus Cristo. 


Liberdade são para aqueles se deixam ser instruídos. Autonomia tem quem se permitiu receber com amor as instruções da reforma apostólica.


Rm.1:2. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.


Autonomia é um conceito que determina a liberdade do indivíduo em gerir livremente a sua vida, efetuando racionalmente as suas próprias escolhas. Na Reforma Apostólica a autonomia, é ser livre pelo conhecimento adquirido no relacionamento com o Senhor Jesus Cristo. Nossa autonomia está em ser totalmente dependente de Jesus.


O verdadeiro líder apostólico vê a necessidade de acabar com os costumes de dependência na casa de Deus. 


Crentes dependentes não conseguem entrar no tanque. Eles vão ficar 38 na igreja na dependência sem conseguir se mover para a água. Crentes autônomos sabem se relacionar com a Graça.


Amém!